(31) 3221-8887 | (31) 3373-2121 | (31) 98464-9099 (Whatsapp) djunco@djunco.com.br

D'JUNCO atua na produção de móveis em junco, rattan, corda náutica e alumínio com fibra sintética.

Dicas Úteis

Dicas para cuidar de seus móveis

A limpeza dos móveis de madeira depende se eles forem encerados, pintados ou envernizados. É óbvio detectar quando a madeira é pintada, mas veja se você conhece a superfície antes de limpá-la.

Por exemplo, alguns móveis de madeira são levemente laqueados e não absorvem óleo, ao passo que outras madeiras, sobretudo a teca e o pau-rosa, não têm acabamento e se beneficiam com uma aplicação anual de óleo para móveis.

√ Óleo para madeira

Para fazer óleo para madeira em casa, misture partes iguais de terebintina e óleo de linhaça fervido em um frasco, tampe bem e agite antes de usar.

Atenção: use luvas de borracha. Despeje uma pequena quantidade da mistura em um pano macio e esfregue a superfície dos móveis seguindo os veios da madeira. A madeira fica com aparência oleosa, mas dentro de uma hora o produto será completamente absorvido, deixando um brilho bonito e suave.

√ Madeira tratada com óleo

Superfícies de madeira enceradas têm um brilho suave e convidativo e requerem apenas uma aplicação ocasional de lustra-móveis para mantê-los bonitos.

  • Tome cuidado para não passar cera em um móvel encerado. A cera entope os poros da madeira, causando seu ressecamento e tornando-a quebradiça.
  • Para remover manchas brancas de móveis encerados, por exemplo aquelas deixadas por copos molhados, coloque dentifrício em um pedaço de pano e esfregue o local. Ou esfregue as manchas brancas com um abrasivo suave e óleo. Os abrasivos recomendados são cinzas, sal, bicarbonato de sódio ou pedra-pomes; entre os óleos estão o azeite de oliva, vaselina ou óleo de cozinha.

√ Madeira pintada

Para móveis de madeira pintada, a melhor maneira de cuidar deles é provavelmente a mais simples porque alguns lustra-móveis e ceras podem danificar a cor e a decoração.

  • Passe o aspirador de pó nos móveis regularmente usando a escova acessória; de vez em quando, passe uma esponja para remover manchas e marcas de dedos.
  • Se você achar que deve usar cera, use uma cera sólida apenas uma vez ao ano.

√ Madeira envernizada

Esse tipo de móvel tem acabamento em verniz, laca ou cera. Qualquer lustra-móveis disponível no mercado limpa rapidamente as superfícies de madeira. Escolha um produto adequado para o acabamento de seus móveis. A cera sólida dá um acabamento mais sólido e duradouro do que o lustra-móveis líquido ou em spray, e é recomendada para móveis antigos.

  • Se você usar luvas de algodão para encerar os móveis, eles não ficarão marcados com impressões digitais.
  • Salpique amido de milho na superfície de móveis recém envernizados, e esfregue para obter mais brilho. O amido de milho absorve o excesso de óleo ou de cera e deixa a superfície brilhante e livre de marcas de dedos.
  • Limpe móveis de madeira envernizada com um pano embebido em chá, depois passe outro pano seco para dar brilho.

√ Madeiras especiais

As madeiras especiais usadas na fabricação de móveis são vime, rattan, bambu e junco. Esses móveis costumam ter um acabamento natural, mas algumas peças recebem uma mão de verniz ou de laca.

  • Passe o aspirador de pó regularmente com a escova acessória.
  • Com a exceção de assentos de cadeiras que se danificam com a umidade, às vezes enxágüe madeiras especiais com água para restaurar a umidade das fibras.
  • Molhar assentos de bambu os deixa mais rígidos; vaporize o lado não envernizado com água e deixe secar naturalmente.

√ Limpeza de estofados

A grande maioria dos móveis é revestida com tecido, couro ou vinil. Então, é bem provável que você tenha um desses tipos de móveis em casa.

√ Tecido

A maioria dos estofados em tecido podem ser lavados em casa; a exceção é o tecido fabricado apenas para “lavagem a seco”. Remova manchas desse tipo de tecido com um solvente ou experimente a seguinte receita: misture 1/4 de copo de sabão líquido para lava-louças com 1 copo de água morna e bata a solução com um batedor de ovos.

Aplique a espuma sobre o estofado, uma pequena parte de cada vez, com uma escova limpa, de cerdas macias. Remova o excesso de água. Enxágüe o estofado esfregando o tecido com um pano úmido limpo; enxágüe o pano se necessário.

√ Couro

Deve-se limpar o couro com sabão puro (sem detergente). Às vezes é bom aplicar um condicionador para restaurar a umidade e reavivar o brilho. Uma solução de água morna e sabão líquido para lava-louças é uma das melhores maneiras de limpar estofados de couro. Aplique só a espuma, esfregando de leve com uma escova de cerdas macias; limpe com uma esponja úmida.

√ Vinil

Pode-se limpar estofados de vinil do mesmo modo que os de couro, ou com um produto comercial criado especialmente para limpar vinil. A melhor maneira de limpar estofados de vinil é com bicarbonato de sódio em um pedaço de pano, acompanhado por uma limpeza leve com sabão líquido para lava-louças. Nunca use óleo; ele endurece o estofado.

Se você seguir as instruções apresentadas neste artigo, os objetos em sua casa parecerão tão novos quanto no dia em que você os comprou. Mantenha em dia a limpeza dos móveis e objetos, e você terá uma casa pronta para mostrar todos os dias.

Fonte: Editores do Consumer Guide – traduzido por HowStuffWorks Brasil

Pin It on Pinterest

Share This
×